É imperativo saber, depois de tudo isto, o que leva o Carlismo a
manter-se com importância ao longo de quase dois séculos, quando tantas formas
políticas da sua época já não são sequer lembradas. Na perspectiva do nosso
António Sardinha, isto é ainda mais claro.
Primeiro, porque o Carlismo é uma forma de pensamento
Cristão e Católico onde não sucedeu o retrocesso do político face à Justiça. Ao
contrário de algumas formas de Catolicismo que vão progredindo através de
sucessivas concessões ao seu tempo, o Carlismo não apresenta o elemento
político como estanque ou imune à sociedade, mas também não aceita o princípio
moderno (ou modernista) de que o governo é mera emanação da vontade da
sociedade. No Carlismo a communio é
o elemento político por excelência, porque só dessa forma é possível manter
o núcleo da Justiça intocada perante aquelas maiorias e minorias que a querem
tomar como arma para o seu plano privado de poder. Num momento em que o Poder
se encontra à solta e em que ninguém questiona os limites do poder democrático
e da vontade humana, esta é uma lição fundamental, que mesmo poucos católicos
parecem compreender.
Em segundo lugar, porque o Carlismo, e sua forte
tendência Hispanista, é uma reflexão sobre a identidade dos povos que permite
compreender o “político” através de uma dimensão narrativa. O Carlismo possui
uma vertente dinâmica que compreende as comunidades num seguimento narrativo
que é o oposto da doutrina constitucional actual. Esta última, ao tomar o
momento constitutivo da comunidade política como acto da vontade ex-nihilo,
procede a um conjunto de cortes com a Realidade. Na sua demência, o
constitucionalismo actual opera mediante um conjunto de reflexões sobre os seus
próprios actos e percepções, em vez de se pensar a justiça da norma, é pensada
a vontade do legislador, o que conduz a que a comunidade política se encontre
vinculada pela vontade de outros e não pelo valor intrínseco da lei. As
portas abertas por esta forma de pensar a todo o tipo de injustiças, são por
demais evidentes. O Carlismo, porém, opera num contexto de continuidade
histórica, em que a comunidade se compreende e referencia face a elementos
históricos e transcendentes (Portugal às Espanhas, as Espanhas a Roma, Roma a
Atenas e Jerusalém). Pode-se assim falar de um pensamento que é
revolucionário, no sentido em que esta palavra significa a adequação da matéria
ao “real” – verdadeira essência das coisas –, mas que sabe que a identidade só
pode ser um continuum de gerações, em que, como viram Burke e Chesterton, os vivos
não têm o direito de destruir a obra dos que não estão (os nossos maiores e os
nossos descendentes).
O Carlismo tem também uma palavra para o nosso tempo,
porque hoje vivemos na Ibéria. Portugal é Ibéria, a Espanha é Ibéria, o Benelux
(nome que bem poderia ser uma marca de sabonete de baixo custo e nada
representa senão a ânsia funcionalista do nosso tempo) é Ibéria. A Ibéria é o
país inventado, sem referências e tradições, sem povo, onde se vive uma pequena
parcela de cosmopolitismo e onde toda a comunidade (e Justiça) é afastada do
léxico e da esfera pública. Vivemos numa Europa Unida em que todas as
perspectivas são válidas, excepto a perspectiva que não se ajoelha perante o
altar da subjectividade, em que todos têm direito à tolerância, excepto os que
se consideram portadores de Verdade. Vivemos numa gigantesca consumer-nation em
que os políticos são eleitos e reeleitos pelos seus feitos económicos e de
gestão. Temos energia, água canalizada, segurança-social! Não temos um pingo de
justiça e achamos que uma mulher pode decidir se o seu filho vive ou morre,
consoante o seu apetite diário. Achamos desnecessária a reflexão sobre “o que é
a vida humana” e tomamos como válida a resposta de cada um, por mais
irreflectida, ilógica ou inválida que seja. Temos documentos
constitucionais por todo o continente que fazem dos povos da Europa nações
confessionais (Alemanha, Polónia, Irlanda, Grécia, Malta, Dinamarca, p.ex.) e,
no entanto, vemos descrita a Europa como cristalizadora dos princípios de
separação do Estado e da Igreja, de laicismo e de secularidade total e todas as
referências ao Cristianismo serem apagadas do diálogo público (substituídas
pela linguagem dos Direitos Humanos, dos interesses do consumidor ...). A
futura constitucionalização, que inclui um fundamento laico a essas da Europa
não deve ser vista como um coup d’état?
Por fim, o Carlismo tem sentido no mundo de hoje, porque
tem capacidade de repetir a influência que teve em António Sardinha. Precisamos
de mudar esse Catolicismo difuso e procedimental misturado de um
conservadorismo ideológico, como o primeiro de António Sardinha, a um
pensamento que assume Cristo como facto essencial e critério supremo de justiça
da alma e da cidade.
Se assim fôr, a mensagem civilizadora das Espanhas não
se deu por terminada.
Jorge Azevedo Correia e Juan Matías Santos Azevedo
Correia J e Santos JM. António Sardinha, o Carlismo e o regresso à
Madre-Hispânia. Ayuso M (ed). A los 175 años del Carlismo: Una revisión de la
Tradición política hispánica. Itinerarios/Fundación Elías de Tejada. Madrid,
2011. 157-174 (173-174).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Palavras de ordem deste formulário de comentários: prudência, educação, honestidade, sinceridade e clareza.