segunda-feira, 22 de abril de 2013

A tensão Igreja-Sinagoga é a mola mestra da história da Redenção


Pe. Julio Meinvielle

"Após o advento do cristianismo, toda a dialética que agita o mundo cristão se move entre os pólos Igreja-Sinagoga.

Cristo vence a Sinagoga. E a era dos mártires dos primeiros séculos do cristianismo, quando a Sinagoga incita o mundo pagão  a  torturar os cristãos, não há de servir se não para regar a semente cristã , que, vigorosa, é brilhar com a Igreja do Padres e Doutores sobre a Sinagoga.

O esplendor medieval da Igreja há de reduzir a Sinagoga à vida dos guetos. Entretanto, na Idade Moderna  a Sinagoga há de se vingar do exílio a que lhe reduziu o mundo cristão, e a Cabala penetra na Cristandade até secularizá-la e ameaçá-la  com a secularização do próprio cristianismo.

Face a esse último fenômeno nos encontramos  agora. Com a tática de 'amizade' e 'diálogo judaico-cristão', a Sinagoga está obtendo  uma vitória sobre a Igreja. É claro que nas mãos de Deus, essa vitória pode ser  transmutada em um triunfo da Igreja.

A dialética Sinagoga-Igreja resolve-se finalmente em  um mistério mais central e luminoso, no mistério de Cristo. Cristo é o ponto chave da história.

A Sinagoga prepara em sua carne a Cristo. A Igreja o perpetua em espírito. Todavia, uma no sobrenaturalismo carnal e a outra no sobrenaturalismo espiritual, ambas completam na dialética interação entre as forças do bem e do mal todo o mistério da redenção cristã.
E o mistério da Redenção, ainda que tenha apenas  um fruto salvífico, não se cumpre a não ser pela intervenção das duas forças, as boas e as más."

Pe. Julio Meinvielle, Da Cabala ao Progressismo, página 361.

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